2010-03-24

O sentido da vida segundo Aristóteles e Epicuro

Na antiguidade, o sentido da vida consistia em alcançar a verdadeira felicidade.
Aristóteles considerava que esta verdadeira felicidade só seria alcançável num estado de completa apatia, isto é um estado de indiferença sobre tudo aquilo que nos rodeia.
Este filósofo defendia que só a indiferença pelo destino, e uma vida livre de emoções de sensações poderá levar-nos à felicidade.
Com Epicuro, o sentido da vida passa a radicar, não no alcance da felicidade mas na satisfação de desejos e prazeres. Para Epicuro o prazer é a ausência de dor.
Para vivenciar esse prazer é fundamental evitar a dor e para isso não devemos viver com medos ou preocupações.
Porém, não defende uma vida recheada de luxos e excessos, mas uma vida em conformidade com a natureza e com os outros.
Para este filósofo não existia morte pois quando ela existe, ele é que não existe mais. Assim, nós nunca nos encontramos com a nossa morte.
Logo, devemos ocupar as nossas mentes com a nossa vida e desfrutar dela.
Epicuro defendia a ataraxia, isto é, uma ausência de preocupações aliada a uma paz de espírito.
A filosofia de Epicuro tem como base quatro fundamentos que nos permitem livrar de preocupações:

1 – Não há nada a temer quanto aos Deuses ( em geral não interferem na vida humana)

2 – Não há nada a temer quanto à morte (quando a morte chega, cessa a existência)

3 – O prazer é fácil de se obter (se for difícil, não é necessário)

4 – A dor é suportável (se for insuportável, não dura muito)

Seguindo estes fundamentos podemos satisfazer os nossos prazeres e desejos, longe de quaisqueres preocupações e assim encontrar o sentido da vida

Aristóteles/ Epicuro

6 comentários:

  1. felicidade é ausência de dúvidas... a única maneira de alcançar esse estado é reconhecer o fato. dúvidas provem do medo. em iniciações da escola de mistérios do antigo egito 4 medos era eliminados do aprendiz: 1) medo da morte, 2) medo de perder, 3)medo de enfrentar, 4) medo do abandono.
    eu já tentei me matar e a morte realmente, caso eu não venha a sentir dor, é até desejável. isso meio que diz que não possuo medo da morte, no entanto, quando procuro a morte, tenho medo da vida, ou pelo menos em algum tipo de vida. este medo vem da dúvida, do receio do que está por vir.. quem tem medo da morte tbm tem esse receio, eu não tenho, por estar convicto de que não importa o que virá! e em meus momentos de paz na vida é quando também não receio o porvir... a felicidade vem na indiferença do futuro e passado, mas não na indiferença do presente, pois este é um fato

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3.7.17

    Estoy realmente muy feliz por mi vida; Mi nombre es Vargas cynthia maye, nunca pensé que viviré en la tierra antes de que acabe el año. He estado sufriendo de una enfermedad mortal (VIH) por los últimos 5 años ahora; Había gastado mucho dinero de un lugar a otro, de iglesias a iglesias, los hospitales han sido mi residencia diaria. Constante controles hasta han sido mi afición no hasta el mes pasado, estaba buscando a través de Internet, vi un testimonio sobre cómo DR. Ben ayudó a alguien a curar su enfermedad de VIH, rápidamente copié su correo electrónico que es (drbenharbalhome@gmail.com). Hablé con él, me pidió que hiciera ciertas cosas que hice, me dijo que él va a proporcionar La hierba a mí, lo que él hizo, luego me pidió ir a un chequeo médico después de unos días después de usar la cura herbal, yo estaba libre de la enfermedad mortal, él sólo me pidió que publicara el testimonio a través del mundo entero, fielmente soy Haciéndolo ahora, por favor hermanos y hermanas, él es grande, le debo en mi vida. Si usted está teniendo un problema similar acaba de enviarle por correo electrónico (drbenharbalhome@gmail.com) o simplemente whatsapp él en: + 22893464014.He también puede curar enfermedades como el cáncer, diabéticos, herpes. Etc. Puede contactarme en el correo electrónico: vargascynthiamaye1995@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ADOREI VALE A PENA PEGUEI AIDS MAS AJUDOU :)

      Eliminar
  3. Para Aristóteles a vida é muito importante porque o ser humano é um animal racional. É o único ser vivo que tem consciência de sua existência e de sua vida. Para o filósofo o ser humano também é um animal político. Então não existe vida sem o outro. Sem a participação do outro não existe vida e nem sentido da vida. Além, da existência de si e dos outros a vida necessita de ética e ética para o estagirita é ser virtuoso, viver o meio termo. E esta vida para ter significado também há necessidade de que a política e a ética estejam sempre juntas. Separa-la não é uma opção para quem quer viver e ser feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teu pai que fumo maconha pra fazer esse texto

      Eliminar