2010-03-16

O sentido da vida na Humanidade, Natureza e em Deus

Todos os seres humanos são condicionados biologica e fisiológicamente. Para além destas condicionantes também são relevantes os aspectos históricos e culturais em que estamos inseridos, que tanto podem fomentar o nosso desenvolvimento, como retardá-lo.
A diversidade de valores subjacentes ao nosso agir e as nossas preferências valorativas levam-nos a orientarmo-nos para determinados horizontes de sentido. Encontramos três horizontes de sentido que, de certa forma, polarizam todas as finalidades da existência, estas são: a Humanidade, Natureza e Deus.
Estes horizontes encontram-se relacionados com a busca incessante do homem pelo sentido da nossa vida, do que nos poderá trazer felicidade e uma vida melhor.

Relativamente à humanidade podemos questionarmo-nos acerca de variados temas, aqui exemplificamos algumas questões pertinentes.

Teremos razões para acreditar no ser humano?

Será que a humanidade evolui na direcção da realização de valores como a paz, liberdade, justiça e solidariedade, ou, pelo contrário, assistimos a uma decadência e degeneração de valore que nos conduzirá à catástofre?

A sociedade prepara os seres humanos para a vida, mas ninguém os ensina a se preparar para a morte. E eles precisam de tanta educação para a morte como precisam para a vida.



Natureza:
Será possível encontrar sentido na Natureza? Poderá o regresso à mãe-natureza constituir uma alternativa aos males do nosso tempo? Mas será possível essa reconciliação com o mundo natural quando estamos numa época marcada pela presença da cultura cientifico-tecnológica?
Vivemos Hoje numa civilização técnica e cientifica de dimensão global.
Partilhamos esperanças, perigos, sonhos e pesadelos. A paixão maior desta civilização é o domínio sobre o tempo. Esse domínio chama-se antecipação do futuro.
A crise ambiental é na sua essência a época de decisões fundamentais em que a humanidade entrou. Essa crise, de que todos somos testemunhas fala-nos do fracasso da configuração incondicionalmente optimista desse projecto moderno de antecipação do futuro.
A acumulação de um poder tecnocientifico inaudito nas mãos humanas, acabou por transformar num horizonte frágil, onde se encontram sombras e perigos.
A crise do ambiente ensina-nos uma atitude humilde, ensina-nos que só poderemos sobreviver através do respeito e da responsabilidade.
No respeito pelos limites objectivos da nossa morada planetária. Na responsabilidade pelas gerações vindouras e pelo conjunto de outras criaturas que dependem de nós.

Deus:
Poderá encontrar-se o sentido na religião, em Deus? Poderá a dimensão espiritual e religiosa conferir uma justificação efectiva à nossa vida finita e contingente?

"Se Deus não existisse, tudo seria permitido"
Tudo é permitido se Deus não existe, fica o homem abandonado, já que não encontra em si, nem fora de si, uma possibilidade a que se apegue. Por outro lado, Deus não existe não encontramos diante de nós valores ou imposições que nos legitimem o comportamento.

Ao Longo da História homens e mulheres passaram pela experiência da dimensão do espírito que parece transcender o mundo terreno. Sem dúvida que ser capaz de conceber conceitos que vão mais além da mundanidade é uma interessante característica da mente humana.
Embora optemos por a interpretar, esta experiência humana da transcendência tem sido um facto da vida. Nem todos a considerariam divina: os budistas negariam que as suas visões e conhecimento tenham fonte sobrenatural e consideram-nos naturais do ser humano. Porém, todas as principais religiões concordariam em que é impossível descrever esta transcendência em linguagem conceptual normal. Os monoteístas chamaram a esta transcendência "Deus", mas rodearam a palavra de importantes reservas. Os judeus, por exemplo estão proibidos de pronunciar o sagrado nome de Deus.
parece que a ideia de Deus está novamente próxima das ideias de religioes que se desenvolveram bastante independentemente. Sejam quais forem as conclusoes a que chegaremos acerca da realidade de Deus, a história desta ideia deve dizer-nos algo importante sobre a mente humana e a natureza da nossa aspiraçao.


Sem comentários:

Enviar um comentário