2010-03-12

O papel e a responsabilidade do Homem nas gerações futuras


Toda a espécie humana é capaz de admitir que deveríamos viver num mundo melhor do que o de hoje em dia. Por isso, no dia-a-dia, o Homem trabalha para que as gerações futuras tenham todas as possibilidades de usufruírem de um sistema socialmente justo, ambientalmente equilibrado e economicamente próspero, por um longo período de tempo. Esse é o princípio do desenvolvimento sustentável.
Independentemente da velocidade e da dinâmica do mundo actual, o Homem tem que reflectir e agir. Reinventar a forma de ser e de fazer, e implantar novas soluções. Soluções que nos levem a um desenvolvimento perpétuo, duradouro e que dê frutos tanto no presente como no futuro.
A sustentabilidade não é uma teoria económica ou um tratado político. Sustentabilidade é uma filosofia de vida, pela qual, basicamente, toda a nossa espécie deve cuidar bem do nosso presente para que as gerações futuras tenham também a possibilidade de usufruir dos avanços tecnológicos e das dádivas da natureza. É um modelo de acção em que todos ganham, tanto as pessoas, como as empresas, bem como a sociedade e o meio ambiente, ou seja, é viver, desenvolver-se e fazer negócios sem esquecer o meio ambiente e a melhoria dos padrões de vida de todas as pessoas.
Também é fundamental a educação. É ela a força transformadora de um país, de uma sociedade e de uma empresa. A educação é essencial para o desenvolvimento da auto-estima e da cidadania. É através desta que podemos formar pessoas e cidadãos cada vez mais conscientes e autónomos.
Quanto mais pessoas, empresas e instituições se envolverem nesta espécie de campanha, melhores condições de vida iremos conseguir no futuro. É assim, bastante importante a contribuição da sociedade mundial, pois se cada pessoa, realizar a sua devida parte, será possível preservar um mundo mais vantajoso para as gerações futuras.

Sem comentários:

Enviar um comentário