2010-03-22

Existencialismo - Os seus principais pensadores

Reunindo as sínteses do pensamento de cada um destes filósofos podemos listar os principais enunciados desta corrente filosófica:
1.-O ser humano enquanto indivíduo, e não com as teorias gerais sobre o Homem. Há uma preocupação com o sentido ou o objectivo das vidas humanas, mais que com verdades científicas ou metafísicas sobre o universo. Assim, a experiência interior ou subjectiva - e aqui está a influência da fenomenologia - é considerada mais importante do que a verdade "objectiva".
2.-O Homem não foi planeado por alguém, para uma finalidade, como os objectos que ele próprio cria mediante um projecto, mas é ele que se constrói na sua própria existência.
3. O mundo, como nós o conhecemos, é irracional e absurdo, ou pelo menos está além da nossa total compreensão. Nenhuma explicação pode ser dada para o facto de ele ser como é.
4. A falta de sentido, a liberdade consequente da indeterminação, a ameaça permanente do sofrimento, dá origem à ansiedade, à descrença em si mesmo e ao desespero. Há um ênfase na liberdade dos indivíduos, sendo esta a sua propriedade humana distintiva mais importante, da qual não pode, de nenhuma maneira, fugir.

Sem comentários:

Enviar um comentário